A casa das três mulheres

A Casa Alice – sonho perseguido durante anos pelo coletivo ALICE – está prestes a se tornar real. Localizado na rua Olavo Bilac, o imóvel foi adquirido em parceria com a empresa Mouse, de serigrafia e está sendo reformado. A previsão é de que, no final de 2020 ou começo de 2021, o espaço será aberto ao público, oferecendo programações sociais e culturais, como oficinas, palestras, debates, cursos, sessões de cinema, feiras, saraus, exposições, biblioteca e rodas de conversas.

Três mulheres proporcionaram esta realização que parecia impossível para um grupo pequeno e independente de verbas públicas ou privadas, como é o caso do ALICE. Uma delas, Ghislaine Leclerc viveu e morreu na França, deixando uma dotação que foi encaminhada ao projeto. Outra, Marisa Rebés, nasceu no interior do Rio Grande do Sul e faleceu em Porto Alegre, tendo legado um terço de seu único imóvel ao coletivo. E uma terceira, Eliege Kich também gaúcha -filiada diretamente à Agência- aplicou suas economias na obra, ao se aposentar.

Por sua vez, o arquiteto Tiago Balem assumiu como responsável técnico, encarregando-se do projeto sem qualquer custo. Atualmente, a obra está em curso, sob coordenação do empreiteiro Luiz Anselmo Panzenhagen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima