Alice comemora um ano de Sarau com tributo ao cartunista Canini

Mestre de uma geração de cartunistas gaúchos, Renato Venicius Canini foi o homenageado da festa de 1º ano do Sarau Amigos da Alice, comemorada no dia 20 de maio. O encontro aconteceu no Espaço Cultural Mascavo – Rua João Alfredo 638 (esquina Lopo Gonçalves), bairro Cidade Baixa. A viúva do ilustrador, Maria de Lourdes, compareceu ao evento, que também abrigou o Bazar dos Arteiros, com exposição e venda de obras de arte e literatura. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de ouvir a dupla de violonista Vinicius Correa e Cláudio Veiga, integrantes do Batuque de Cordas, e o músico Cristiano Hansen.

Nascido em Paraí, na Serra Gaúcha, Canini vivia em Pelotas, onde faleceu, no dia 30 de outubro de 2013. Ele se tornou uma lenda por ter “abrasileirado” Zé Carioca. Porém, sua obra vai muito além do papagaio dos estúdios Disney. Com um traço minimalista e delicado, o desenhista encantava adultos e crianças, tendo criado, entre outros, os peronagensTibica, Zé Candango, Kactus Kid  e Dr. Fraud.

Entre seus livros destacam-se “Cadê a Graça Que Tava Aqui?” “Pago Pra Ver” e “Toninho no Caminho”. Ele também publicou trabalhos em diversas revistas, participou de antologias, ilustrou textos de Erico Verissimo e manteve uma parceria de 30 títulos com Mery Weiss. Canini deixou, ainda duas obras inéditas que se encontram à espera de um editor: “Criação x Evolução” (mini-álbum com 50 cartuns) e “O Ovo e a Semente” (história infantil de 48 páginas)

A mostra de Canini inaugura uma série batizada “Cinco Clássicos”, que reunirá cinco obras de cartunistas gaúchos a cada Sarau. Ao final de um ano, os trabalhos serão publicados em de livro.

Rolar para cima