Carta aberta à Dilma Roussef escrita pelas mulheres do Grupo Renascer da Terceira Idade

Senhora presidenta (assim mesmo, com A: fazemos questão)
Nós mulheres de Bagé, integrantes do Grupo Renascer de Terceira Idade, depositamos grande expectativa no seu governo, tendo ou não votado na senhora. Como nós, a senhora é uma mulher com mais de 60 anos e cheia de experiência, tendo passado por sofrimentos e provações. Imaginamos que isso tenha lhe dado também uma bagagem de esperança. Quem sabe esta maturidade não foi responsável pela sua vitória nas urnas.
Historicamente é a primeira vez que uma representante do sexo feminino chega à presidência do Brasil. Ou seja: uma tradição de 500 anos ou mais – porque até onde a gente sabe os chefes índios também eram homens – foi quebrada. A senhora se dá conta da responsabilidade que carrega? Neste nosso imenso território machista, onde até alguns anos atrás as brasileiras sequer tinham o direito de votar, agora será governado por uma mulher. Não é pouco, senhora presidenta.
A mulher é, por natureza e pela maternidade, particularmente sensível e multifacetada, enquanto os homens têm uma visão focada. Isso deve fazer diferença, mas não nos parece que tenha feito até agora para as mulheres que assumiram cargos de governo no Brasil e no mundo. As mulheres do povo continuam sendo vistas com preconceito e, embora trabalhem tanto quanto os homens, quase sempre ganham menos e ainda assumem os filhos e a direção das tarefas do lar.
Com as de idade avançada, então, a situação ainda é pior. O Estatuto do Idoso, por exemplo, continua sendo descumprido e, embora muitas aposentadas sustentem suas famílias, são tratadas como um estorvo. Mas a senhora sabe disso, deve saber. Então, por favor, honre a sua condição de mulher, tenha palavra, cumpra o que prometeu. Da nossa parte lembramos principalmente a questão do fator previdenciário, das aposentadorias, da saúde, da distribuição gratuita de medicamentos ou da redução dos seus preços.
Desejamos, de coração, que a senhora tenha a sabedoria  das avós para negociar com os políticos. E a firmeza das matriarcas para conter a corrupção. Nos represente bem e nos deixe orgulhosas do nosso sexo e da nossa idade. Se não, por favor, pense duas vezes antes de visitar Bagé. Porque como a senhora bem sabe, presidenta, as mulheres da terra de sua adoção são de faca na bota.
Um abraço cordial e um grande governo,

Integrantes do Grupo Renascer de Terceira Idade

Rolar para cima