Demétrio Xavier canta no Sarau Alice

Quando encerrou o programa “Cantos do Sul da Terra”- em solidariedade aos colegas demitidos da Rádio FM Cultura – Demétrio Xavier deixou uma legião de órfãos radiofônicos. Desafiando preconceitos, ele arrebatou a audiência “cantando a aldeia com as vozes da cultura criolla e os sotaques do continente de São Pedro e do continente latino-americano”, como anunciava aos ouvintes diariamente. Demétrio retomou seu trabalho na internet e, no dia 16 de abril, compareceu ao Sarau Alice, realizado no bar Divina Comédia (República, 649).

Historiador, violonista, cantor e poeta, Demétrio Xavier intercala boa música latina com composições gaúchas de qualidade, tecendo comentários, assinalando conexões entre ritmos, temas, interpretações e períodos históricos. Com voz potente, acompanha-se ao violão, interpretando Ataualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Jorge Cafruni e Alfredo Zitarosa, entre muitos outros compositores reconhecidos, além de apresentar preciosidades musicais quase desconhecidas do grande público.

Além do show de Demétrio, o Sarau contou com as participações dos músicos Cristiano Hanssen e do duo de violões “Batuque de Cordas” – integrado por Vinicius Correa e Cláudio Veiga – assim como dos poetas Mário Pirata, Gonçalo Ferraz, e Fátima Farias. Aos participantes, foi oferecida, ainda, a oportunidade de adquirir trabalhos de arte e artesanato com obras de cartunistas como Santiago, Moa, Edgar Vasques e Rafael Correa; dos artistas visuais Augusto Abreu, Ernani Chaves, Amaro Abreu; dos fotógrafos Otávio Teixeira, Marco Nedeff, Eneida Serrano e Luiz Abreu; das artesãs Mariza Rigo, Lúcia Achutti, Lídia Fabrício, e Rosina Duarte; do joalheiro Antonio Perra, dos escritores Rafael Guimaraens, José Antônio Silva e Dois Santos dos Santos, bem como livros da Editora Libretos. Parte da renda é revertida para os projetos sociais da ALICE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima