Exposição Anistia e Democracia vai a Macapá

Um panorama da ditadura militar brasileira impressa em 30 painéis fotográficos compõe a exposição fotográfica itinerante “Anistia e Democracia: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, montada no Museu Fortaleza de São José de Macapá, em 22 de novembro de 2011. O projeto é uma parceria entre a Comissão da Anistia e a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE) e prevê que a mostra acompanhe as Caravanas da Anistia, itinerando pelo país.

A abertura da exposição contou com a presença de autoridades do estado e do assessor da Presidência da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Roberto Reis. Na ocasião foi feita uma homenagem às vítimas dos crimes cometidos pelo regime militar, com lançamento da pedra fundamental “A Memória do Brasil”, inaugurada em honra àqueles que viveram e morreram durante a ditadura.

Segundo a diretora da Escola de Administração Pública (EAP) Izabel Cambraia- uma das representantes da comunidade local – é importante que o público jovem das escolas do Estado tenham a oportunidade de conhecer melhor a história do País durante o periodo do o regime military: “Com isso, as novas gerações podem evitar que momentos como estes voltem a acontecer em nosso país”, ponderou. Os painéis fotográficos – que também contém dados e depimentos – permaneceram expostos até o final de novembro no Museu, aberto para visitação em horário comercial.

Fotos: Paulino Menezes

Rolar para cima