Informativo Preserva vira revista virtual

Uma comunidade capaz de viver em paz com a natureza, desenvolvendo-se sem abrir mão de sua cultura ou qualidade de vida. Com proposta de disseminar esta forma de conviver, surgiu, há três anos, o informativo Preserva, ligado ao movimento Preserva Belém Novo e apoiado pela ALICE. Feito por um grupo de moradores do bairro, o pequeno jornal acaba de virar revista virtual.

Belém Novo é uma das poucas praias balneáveis do Guaíba – junto com o Lami – e mantém fatias intocadas de Mata Atlântica. Localizado a 25 quilômetros do centro de Porto Alegre, o bairro é um refúgio natural com ares de terra natal. Porém a especulação imobiliária tornou-se uma ameaça constante. Um projeto de condomínio de luxo na Fazenda do Arado, por exemplo, pode comprometer importantes áreas de banhado onde vivem espécies em extinção, como o bugio ruivo e o gato Maracajá.

Para deter esta obra – que pode comprometer todo o sistema hídrico da zona sul – um grupo de moradores criou o movimento Preserva Belém Novo e a campanha Preserva Arado, já tendo apontado diversas irregularidades no processo. O informativo surgiu com o objetivo de informar e conscientizar o bairro sobre as atividades do movimento, mas acabou tratando de outras questões da região e, agora, como revista virtual também tangencia temas do extremo sul e da cidade em geral.

Conheça um pouco mais deste projeto:

Rolar para cima