Jornal de idosas é premiado pelo Ministério da cultura

   O jornal Almanaque foi um dos vencedores do Prêmio Culturas Populares 2007 – Mestre Duda 100 anos de Frevo, promovido pela Secretaria da IIdentidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.  A publicação bimestral têm o formato dos antigos almanaques distribuídos nas farmácias e é feito por mulheres idosas da cidade de Bagé, localizada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

   O projeto é uma parceria entre o Grupo Renascer de Terceira Idade e a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), e surgiu como continuidade do Livro Contos Sem Fadas – Retalhos de Memória, editado pela Tomo Editorial em 2006. O livro é um mosaico de lembranças de mais de 150 mulheres da fronteira, com idades entre 60 e 90 anos, relatados em forma de contos. Simpatias, benzeduras, remédios caseiros, receitas, músicas e um pequeno dicionário de palavras usadas pelas autoras também fazem parte da obra. O trabalho durou três anos.

   O objetivo do Prêmio, como o nome diz é incentivar projetos que propiciem a divulgação da diversidade cultural brasileira, em especial as que estão esquecidas. Um item importante era, também a geração de renda, o que neste caso, se dá de forma indireta, ou seja, divulgando o trabalho do grupo, inclusive o artesanato produzido pelas mulheres e a venda do livro.

Rolar para cima