Lançado piloto do almanaque Dito e Feito realizado pelos moradores da Spaan

Para quem acha que pessoas com mais de 65 anos asiladas em uma instituição vivem apenas de lembranças, o piloto do jornal-almanaque Dito e Feito reserva uma surpresa. Realizado pelos moradores e moradoras da Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), sob coordenação da ALICE – o impresso começa falando sobre o futuro. “O que é o futuro? Daqui a cinco minutos será futuro. Quando você terminar este texto será futuro. O futuro não está longe, mas bem perto da gente”, provocam os autores.

O almanaque é resultado das conversas semanais mantidas entre duas jornalistas da ALICE e parte dos residentes na Spaan no pátio da instituição, apelidado “praça”. Os temas – e, consequentemente as matérias jornalísticas – surgiram dessas prosas à sombra das árvores. Além de falarem do futuro, outros temas instigantes surgiram, como a polêmica das denominações “idosos”, “terceira idade” e “melhor idade”. Um dos cronistas – José Jayme Rodrigues – protesta: “Não sou ‘idoso’, sou velho, pois detesto eufemismos enganadores”. Entretanto o jornal não se furta de compartilhar com os leitores lembranças e sabedorias de outros tempos, que aparecem na sessão Recordar é Viver e Plantas e Saúde.

Em 2013 o almanaque Dito e Feito será lançado oficialmente e passará a ser distribuído na cidade, em cafés, centros culturais e outros locais e outros locais públicos. Paralelamente, está sendo elaborado um livro sobre a Spaan,sob a ótica de seus moradores, entre eles professores, cantores, lingüistas e outras pessoas capazes de transmitir a cultura de uma época e considerável experiência de vida.

Rolar para cima