Movimento Fronteras Culturales apresenta uma América (não só) Latina

No Dia das Américas (12 de outubro) cerca de 40 cidades brasileiras e uruguaias realizaram encontros culturais e atividades artísticas. Os grupos aderiram à proposta do movimento “Fronteiras Culturais/Fronteras Culturales” que em Porto Alegre contou com a parceria da ALICE na organização do encontro “América (não só) Latina” ocorrido no Instituto dos Arquitetos do Brasil). Durante o
evento foram apresentadas as diretrizes deste movimento de integração cuja proposta é celebrar a diversidade e criar uma rede orgânica de artistas, produtores, coletivos culturais, pesquisadores e mestres populares atuantes nas regiões de fronteira do continente sul americano. Com foco na cultura negra e dos povos originários – eclipsada pela colonização européia- aconteceram rodas de rodas de conversa charlas musicais, exposição de artes visuais, de artesanato, de livros e venda de comidas.

Surgido em 2010 na fronteira Brasil-Uruguai, o movimento se organizou de forma autônoma, e colabora com diferentes coletivos e instituições públicas ou privadas para promover ações, atividades e eventos de integração cultural nas fronteiras nacionais, assim como a elaboração e implementação de políticas públicas e/ou autônomas em defesa da diversidade das suas comunidades. Os encontros simultâneos no Dia das Américas marcam a conexão entre os diversos núcleos que estão se constituindo.

[Not a valid template]
Rolar para cima