Renascer festeja 15 anos na Câmara Municipal e presenteia Bagé com “Retratos Falados”

Cento e quarenta mulheres festejaram15 anos no 18 de julho, às 16 horas na Câmara Municipal de Bagé. Elas têm 60, 70, 80 e 90 anos e integram o grupo Renascer de Terceira Idade, fundado em 1996. O aniversário aconteceu no mesmo mês em que o município completa 200 anos e, para comemorar as duas datas, o Renascer lançou a publicação: Retratos Falados de Bagé, organizado em parceria com a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE).

O Renascer é um espaço de convivência e troca de experiência, onde as participantes são estimuladas a produzir artesanato por meio de oficinas, com o objetivo de elevar a autoestima e a renda familiar. As participantes também produzem peças para doação à Campanha do Agasalho e a famílias em situação de risco da região.

A parceria com a ALICE – Ong com sede em Porto Alegre- começou há sete anos, quando surgiu o livro Contos sem Fadas- Retalhos de Memória (Tomo Editorial) que reúne “causos” femininos, simpatias, benzeduras, receitas, segredos da medicina caseira, “mate de comadre” e um pequeno dicionário. Em uma terra dominada pela cultura masculina trata-se de uma pequena amostra da cultura das mulheres fronteiriças do Rio Grande do Sul. Após o lançamento do livro, as mulheres organizaram um novo projeto de comunicação: o Jornal Almanaque, distribuído gratuitamente na cidade bimestralmente e ganhador de dois prêmios do Ministério da Cultura.

No dia do aniversário (18 de julho) o grupo foi homenageado com uma sessão solene na Câmara dos Vereadores da Bagé. Na mesma ocasião foi divulgada a edição comemorativa do Jornal Almanaque em que as comunicadoras recordam cenas e personagens, descrevendo-os na forma de Retratos Falados. As autoras se apresentam como “guardiãs da memória” e consideram que “nos 200 anos do município, nosso presente é a recordação viva”. Os participantes dasessão solene também receberam um “Conselho de Vó”, com uma receita especial para viver muito tempo e muito bem.

Você pode baixar aqui o Almanaque Especial 2011 em PDF:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima