Asas de aço para lembrar a Anistia

Um pássaro de aço pousou no terraço do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul no último dia 5 de abril, às 16 horas, em Porto Alegre. A escultura da artista plástica Cristina Pozzobon- com planejamento arquitetônico de Tiago Balem- homenageia a resistência e a luta pela Anistia no Mercosul e faz parte da série Monumentos AO NUNCA MAIS, desenvolvida pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE), em parceria com o projeto Marcas da Memória do Ministério da Justiça. Além da capital gaúcha, receberam memoriais as cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda com a participação do cineasta Silvio Tendler e exibido documentário dirigido por ele “Os advogados contra a ditadura: por uma questão de  Justiça”. O evento contou com a presença o Secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão.

Com 14 anos de atuação, ALICE também atua no projeto Direito à Memória e à Verdade, junto à Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Com o objetivo de resgatar fatos históricos dos chamados Anos de Chumbo, já instalou mais de 30 memoriais em diversas cidades brasileiras e realizou exposições fotográficas itinerantes sobre o tema, vistas por um público superior a 3 milhões de pessoas.

Rolar para cima