Boca de Rua: sete anos de jornalismo pé no chão

O Jornal Boca de Rua completa sete anos neste domingo, 12 de agosto. Feito e vendido por pessoas em situação de rua e risco social de Porto Alegre, a publicação retrata a realidade destes cidadãos, além de outros temas sociais.  A festa será no Parque da Redenção – sede da redação do Boca por vários anos –, próximo ao  Monumento ao Expedicionário, das  10h30min às 15horas. No local, haverá uma mostra de jornais antigos, vídeos filmados pelos próprios integrantes e apresentação do grupo de Rap Realidade de Rua, integrado também por eles.  

O Boca de Rua, uma iniciativa da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), nasceu em agosto de 2000. O trabalho iniciou na Praça do Rosário com apenas três jovens. Hoje, o projeto Boca de Rua – Comunicação das Ruas de Porto Alegre –  reúne 45 pessoas (30 adultos e 15 crianças e adolescentes) e faz parte da Rede Internacional de Publicações de Rua (International Network of Street Papers – INSP).  

Além de um jornal trimestral, o Boca realiza vídeos documentários e já produziu a exposição fotográfica Faces da Rua, além de manter um grupo de rap em parceria com o Grupo de Apoio de Prevenção à Aids (Gapa). Mais do que proporcionar uma fonte de renda alternativa, o objetivo central da proposta é provocar na sociedade o reconhecimento ao valor e da dignidade de cada um de seus cidadãos.

Rolar para cima