Ernani Chaves expõe no Sarau da Alice

A “Coleção Arteiros Pintando o Sete” do Sarau dos Amigos da Alice apresentou, em agosto, uma mostra do artista plásticos e arte-educador Ernani Chaves.  Autor de um trabalho instigante, Ernani escolheu pássaros como tema, só que suas aves não são réplicas das criações da natureza, mas inventos da sua imaginação. A programação contou, ainda com uma homenagem ao imortal Adoniram Barbosa- que faria aniversário em 6 de agosto- feita pelos músicos Claudio Veiga e  Cristiano Hanssen. E como já é tradicional, o Sarau também ofereceu ao público dança, música, bazar, cultura e alegria.

Ernani Chaves é eclético. Ele transita sem cerimônia pela da gravura, escultura, desenho e pintura, utilizando os mais diversos materiais. Como ele mesmo diz: “Todo dia tu tens que criar uma possibilidade diferente de fazer alguma coisa, por mais que tu aches que tu sabes fazê-la. E o estar vivo é isso, o tempo todo como se fosse a primeira vez”. Atualmente, Ernani faz parte de um coletivo de artistas, o Estudio Hybrico, instalado no Centro Cultural Vila Flores, em Porto Alegre. O centro abriga projetos nas áreas da Cultura, Educação e Negócios Criativos.

Em 2013, foi vencedor do 2º Prêmio IEAVI – Incentivo à Produção de Artes Visuais, com a exposição Empilhamentos e Desmoronamentos. Em 2009, integrou a equipe do Rumos Artes Visuais, Trilhas do Desejo, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Fez parte do grupo de gravura do Museu do Trabalho de Porto Alegre por 10 anos. Participou também de uma série de exposições coletivas. Tem obras nas coleções públicas da Fundação de Artes de Montenegro, do Museu da Gravura Brasileira, Bagé/RS e da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife/PE.

Além de Ernani, diversos artistas plásticos e gráficos, fotógrafos, escritores e artesãos fazem parte do Bazar dos Arteiros, que acontece em todos os Saraus. O valor das obras comercializadas é dividido entre o autor e a Alice, que reverte para seus projetos sociais.

Rolar para cima