Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre

Em sua quarta edição, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoA) ganha o apoio da Alice em um projeto financiado pela Funarte. A parceria na realização do evento vai permitir a intensificação dos programas de descentralização da programação e a realização de oficinas de fotografia em Pontos de Cultura.

 

 



Diferente de festivais que realizam apenas exposições em galerias, o FestFotoPoA tem um clima de festival de cinema. Estruturado em mídias digitais, o FestFoto amplia as possibilidades de exibição da fotografia e permite que uma grande parcela da sociedade acesse a produção fotográfica contemporânea brasileira e internacional, além de obras abrigadas em acervos públicos nacionais e estrangeiros que não encontram espaço de visibilidade em função dos altos custos de produção para exposições tradicionais.

Na edição 2010, o FestFoto propõe uma reflexão sobre a entrada definitiva da fotografia no campo da arte e o impacto das novas tecnologias que, ao mesmo tempo, rompe com o espaço consagrado do “ateliê do artista” e amplia o seu espaço de atuação, aproximando de um “expectador” cujo olhar é hoje mais ativo do que contemplativo.

O FestFotoPoa está entre os quatro festivais de fotografia mais importantes do país e vem consolidando sua vocação de intercâmbio com os país da América Latina, além de um importante diálogo com a fotografia européia humanista. Nas três edições anteriores, reuniu importantes autores, críticos e pesquisadores.

A programação mescla trabalhos de autores consagrados e de novos talentos em projeções contínuas e gratuitas.  O Festival ocupa o Santander Cultural, um dos mais importantes centros culturais do sul do país as projeções, durante todo o mês de abril. Como ação complementar, a programação do festival também será exibida em Pontos de Cultura, em atividades que serão associadas a ações educativas e visitas mediadas ao centro cultural. Neste ano, faz uma homenagem especial ao fotógrafo Thomas Farkas e apresenta uma exposição retrospectiva de sua carreira.

O Festival é uma realização do Brasil Imagem, com correalização da Alice com patrocínio do Santander e Funarte e apoio do Instituto Moreira Sales. 

Serviço

4º FestFotoPoA

7 de abril a 2 de maio

Local – Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028

Pça da Alfândega (Centro) – Porto Alegre

Visitação gratuita (10 às 19h, sábados, domingos e feriados 11 às 19h) 

Informações:

http://www.festfotopoa.com.br/

sinara@brasilimagem.com.br
Rolar para cima