Mulheres do pampa são destaque no Sarau Amigos da Alice

Em pleno mês das comemorações farroupilhas – quando a gauchada toma conta do Parque da Harmonia com suas lides masculinas – as mulheres do pampa protagonizaram o Sarau Amigos da Alice de setembro. Elas são tema do livro “Contos sem Fadas – Retalhos de Memória” (Editora Tomo) que foi relançado juntamente com uma campanha de arrecadação de fundos para a produção de documentário sobre a cultura feminina da região pampiana e fronteiriça.  

O livro é um resgate do universo feminino das primeiras décadas do século passado publicado em forma de livro-almanaque. Realizado em parceria com o grupo Renascer de Terceira Idade, da cidade de Bagé (RS), o projeto recolheu histórias, receitas, benzeduras, simpatias, fórmulas medicinais caseiras, músicas e vocabulário de mulheres com idade entre 60 e 90 anos. A pesquisa envolveu reuniões regulares durante quatro anos com o grupo de mulheres, que participou da concepção desta publicação, inclusive da escolha do nome. Após o lançamento do “Contos”, as oficinas de escrita continuaram e surgiu, então, o jornal Almanaque, distribuído gratuitamente na cidade de Bagé e premiado por duas vezes pelo Ministério da Cultura.

Com o relançamento do livro, durante o Sarau, inicia-se uma campanha de doações para a realização do documentário Almanaque Visual, com entrevistas e textos produzidos para o jornal Almanaque. Os participantes do evento contaram, ainda, com as apresentações do Batuque de Cordas – integrado pelos violonistas Claudio Veiga e Vinícius Corrêa – e dos músicos Cristiano Hanssen e Nivaldo José e, ainda com a poesia de Gonçalo Ferraz. 

[Not a valid template]
Rolar para cima